I. Científica

Iniciação Científica

A iniciação científica  nos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS ocorre em todas as turmas, desde a turma do I Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos até o final do Ensino Médio.

Trata-se de uma iniciativa pedagógica baseada na ótica piagetiana da escola ativa, em que o trabalho em equipe a partir de assuntos de interesse das crianças faculta-lhes um desenvolvimento intelectual e moral.

O primeiro, em função da atividade sistemática movimentada pela necessidade de produzir explicações para dúvidas e curiosidades infantis, que podem ser um mote inicial para, a partir das experimentações, estabelecer relações necessárias e suficientes, conhecer e compreender mais o mundo em que vivem.

O segundo, em função da convivência num grupo de trabalho, que força positivamente a descentração e conduz à perspectivação dos pontos de vista, o respeito mútuo, a conservação das regras acordadas.

As atividades de IC, como de resto as demais atividades pedagógicas no CAp, são também fortemente baseadas nas TICs.

Atualmente, o CAp participa do Projeto Um Computador Por Aluno (MEC & MCT) e todos os alunos dispõem de um laptop para uso pessoal. As atividades de IC são curriculares, desenvolvidas pelo menos uma vez por semana, durante 03 períodos. Os professores polivalentes e especialistas são os orientadores dos projetos de IC desenvolvidos pelos alunos.

As atividades de IC têm início no primeiro trimestre letivo e os trabalhos são inscritos anualmente no Salão UFRGS Jovem, realizado pela Pró-Reitoria da UFRGS, durante a semana acadêmica.