29.4.11

Oficina "Bicharando e Plantarando"








Objetivo da Oficina: Promover através de diferentes atividades a construção de noções gerais a respeito de critérios de classificação, o não vivo e seres vivos, tornando a criança capaz de, a partir de critérios científicos, identificar com maior clareza os elementos da natureza presentes no ambiente que a rodeia.









Atividades planejadas (proposta inicial):





A primeira oficina vai iniciar com a manipulação de material concreto para trabalhar a noção de classificação. O material é composto de pequenas peças com cores e formas diferentes que deverão ser separadas em diferentes grupos, conforme critérios estabelecidos pelos alunos.





A atividade seguinte é um jogo de memória composto por peças nas quais aparecem figuras coloridas de coisas não vivas e seres vivos. Entre as figuras de seres vivos teremos plantas, animais invertebrados e animais invertebrados, bem como fungos e seres microscópicos. Após o jogo os alunos deverão classificar as figuras a partir de critérios estabelecidos. Tentar com esta atividade, construir uma noção de que os seres vivos podem e são agrupados para fins de estudo de acordo com critérios comuns. A partir desta atividade inicial as demais oficinas vão explorar de uma forma lúdica e dialogada as características gerais dos seres vivos sob diferentes aspectos: forma externa, anatomia interna, reprodução, alimentação, habitat, etc. Serão utilizados diferentes recursos, tais como de imagens, vídeos, animais fixados, jogos, desenhos, massinha de modelar, microscópios, lupas, brincadeiras no pátio, experimentos e visitas direcionadas aos diferentes ambientes naturais no pátio da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário